Sertanejas trocam experiências com outras mulheres do campo em Brasília

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) realizou o encontro intitulado Oficina entre Mulheres, em Brasília, e contou com a participação de mais de 70 mulheres que são apoiadas pela instituição.
Do Sertão do Pajeú, participaram Sara Rufino, responsável pelo Projeto Caatinga Viva: transformando as relações sociais de gênero na paisagem do Pajeú, e Maria José, quilombola e agricultora do município de Mirandiba integrante do projeto que conta com o apoio do Fundo para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no âmbito do Projeto Operacional.

O objetivo do encontro foi discutir soluções para inclusão e protagonismo das mulheres em projetos sócio-ambientais. 

A participação de várias organizações que apoiam e protagonizam o trabalho das mulheres foi de uma riqueza de diálogos com mesas redondas, trabalhos em grupo e apresentações de trabalhos implementados para mulheres. “Discutimos a importância de garantir minimamente uma porcentagem nos editais de projetos a obrigatoriedade da participação das mulheres, principalmente quilombolas, indígenas e ribeirinhas”, disse Sara Rufino, da CMN.

💲📈 Além disso, as mulheres discutiram sobre seu papel na economia do país, na manutenção da vida, mas que pouco se apresenta nos projetos implementados para mulheres. A CMN apresentou a Caderneta Agroecológica como uma ferramenta importante que apresenta dados da produção e de como as mulheres contribuem para a economia local e consequentemente para o país.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish