Casa da Mulher do Nordeste e SEMAS realizam seminário de encerramento do projeto Mulheres Guardiãs de Sementes Nativas

Uma das atividades previstas para os dias 4 e 5 de junho é a construção de uma carta a SEMAS

Nos próximos dias 4 e 5 de junho, a Casa da Mulher do Nordeste estará no Seminário Estadual da Rede de Mulheres Guardiãs de Sementes. O evento, realizado na sede da Diaconia, em Afogados da Ingazeira, marca o encerramento do Projeto Mulheres Guardiãs das Sementes Nativas no Sertão de Pernambuco, uma parceria entre a CMN e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS-PE).

Desde o início, o projeto teve como principal objetivo fortalecer e fomentar mulheres coletoras e guardiãs da Caatinga. Somente em 2023, tivemos 50 mulheres de 17 municípios do Sertão do Pajeú impactadas com as formações sobre identificação e caracterização de sementes nativas. Foram abordadas também temáticas como o a produção de alimentos para os territórios com o uso do reflorestamento, conceitos básicos sobre restauração florestal, catação/coleta, gestão, uso e comercialização de sementes, sem esquecer os temas que as atravessam de alguma forma: feminismo, agroecologia e raça.

Entre as últimas atividades, em janeiro e março, a CMN e a SEMNAS realizaram duas oficinas sobre planos de coleta e comercialização em rede, com foco na legislação incidente na produção e venda de sementes. Nesses encontros, ocorridos em Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, muitas percepções, análises e sugestões para a construção, manutenção e fortalecimento dos bancos de sementes foram trazidas pelas mulheres.

No Seminário, será feito um balanço dos anos de atividades e os aprendizados trazidos pelas mulheres. Para isso, haverá apresentação do que foi construído nos territórios pelas coletoras e guardiãs, diálogos sobre a proposta de governança da Rede de Mulheres Guardiães e Coletoras e construção da Carta a SEMAS. Ao final, as mulheres receberão equipamentos para fomentar os bancos de sementes em seus territórios.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish