Notícias

Home / Notícias

Edital de Seleção para facilitador(a) com experiência em produção de beneficiamento de alimentos

A Casa da Mulher do Nordeste lança o Edital de Contratação de um(a) profissional com experiências no trabalho com mulheres rurais no âmbito da agricultura familiar. O(A) profissional deve apresentar experiências em processos de capacitação na produção de beneficiamento de alimentos, comercialização e boas práticas. 

Fogões Agroecológicos é uma das tecnologias sociais no combate às mudanças climáticas

O mês de março é marcado pelo Dia Nacional pela Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e a Casa da Mulher do Nordeste reforça a contribuição de tecnologias sociais para o seu enfrentamento. É o caso do Fogão Agroecológico que impacta na redução do efeito estufa, e sensibiliza para o cuidado com o meio ambiente.

Feministas na Região Metropolitana do Recife organizam live em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres

Hoje (08), mulheres da Região Metropolitana do Recife farão uma live das 19h às 21h para celebrar o Dia Internacional de Luta das Mulheres, 08 de Março através do Youtube e do Facebook. Diferente dos anos anteriores, cujas atividades aconteceram nas ruas, com milhares de pessoas dando o recado político e trazendo suas reivindicações, dessa vez, diante do cenário de pandemia que o mundo está passando e cuja situação tem se agravado no Brasil, o foco vai ser o ambiente virtual.

Mães sertanejas ensinam a seus filhos a dividir tarefas domésticas

“A divisão do trabalho de casa não é só para as mulheres. Eu acho que temos que ensinar desde pequeno, principalmente para os meninos homens. Ensinar desde cedo a lavar uma roupa, varrer uma casa e a cuidar de todos. Para quando crescer, não ter que ficar pedindo para eles fazerem, mas para eles chegarem e fazer. Já ensinei ao meu de 2 anos, para guardar os brinquedos depois de brincar”, disse Klécia Maria Ferreira, 19 anos, da comunidade Sítio São Miguel, de São José do Egito depois de participar de uma oficina sobre a campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, realizado pela Casa da Mulher do Nordeste.

Fórum de Mulheres Negras e Poder reúne mais de 100 mulheres negras do Nordeste em encontro virtual

As eleições municipais de 2020 foram históricas. Pela primeira vez o número de pessoas negras candidatas superou o número de pessoas brancas, mas a presença das mulheres negras nos cargos públicos ainda são tímidos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em 53% das cidades brasileiras, nenhuma mulher negra ocupará a Câmara Municipal em 2021. Em números totais, 84.418 mulheres negras foram candidatas à vereança em 2020, mas apenas 3.634 foram eleitas, representando 6% nas novas câmaras municipais. Já em Pernambuco, das 35 prefeitas eleitas, 11 são negras e pardas, e das 287 vereadoras, 140 são negras e pardas. Esses e outros dados serão discutidos durante o II Fórum de Mulheres Negras e Poder do Nordeste, nos dias 10 e 11 de dezembro, em plataforma virtual.

PortugueseEnglishGermanSpanish