
As agricultoras urbanas se encontram na periferia do Recife para uma oficina sobre sistema agroflorestal no sítio das Flores na comunidade de Passarinho, Zona Norte do município. Cerca de 10 mulheres participantes do Projeto de Agricultura Urbana assessoradas pela Casa e as integrantes que fazem a gestão do sítio participaram do momento e trocas experiências.
A oficina foi ministrada pela professora Eliane Freitas coordenadora do viveiro de mudas do Curso de Engenharia Florestal, da UFRPE, e contou com a participação do professor Rafael do curso de Engenharia Florestal, da UFRPE, Jackline Gomes, técnica educadora da CMN e Beatriz Barbosa, estudante da UFRPE e bolsista do Núcleo Jurema.
“Iniciamos o dia com um mutirão de limpeza do lixo, aproveitando a participação da Agricultora Maria Lenilda que trabalha com reciclagem dentro da comunidade de Passarinho para ensinar como reciclar materiais para gerar renda. Na oficina foi trabalhado conceitos e princípios do sistema agroflorestal, a importância da Agrofloresta, e as práticas agroflorestais para além do autoconsumo”, disse Jackline Gomes.

Durante o encontro, as mulheres colocaram no papel em forma de desenhos as realidades e as expectativas e sonhos relacionados aos quintais produtivos, e possíveis caminhos para implantação de um quintal agroflorestal.

A iniciativa faz parte do Projeto Mulheres e Juventudes pela Agroecologia e pelo Fim de Todas as formas de violência, realizado pela Casa da Mulher do Nordeste e Fetape, com apoio da Agência Alemã Misereor. E também do Projeto Produzindo Comida de verdade e Gerando Qualidade de vida, em parceria com a ONG Centro Sabiá e FASE.
Deixe um comentário