Oficina sobre sementes nativas da Caatinga acontece em Serra Talhada

Nos dias 11 e 12 de abril, o Projeto “Mulheres Guardiãs das Sementes Nativas no Sertão de Pernambuco”, realizou uma oficina, em Serra Talhada, com temáticas relacionadas às sementes nativas da caatinga, crioulas e o protagonismo das mulheres.  O encontro reuniu cerca de 20 mulheres, entre agricultoras guardiãs de sementes e profissionais que fazem parte do projeto.  A iniciativa é financiada pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – SEMASFN.

Durante o evento, as agricultoras partilharam suas experiências de seus territórios, relataram sobre as espécies vegetais de maior interesse, as de menor incidência por efeito do desmatamento, sobre as formas de propagação e preservação das sementes. Como elas têm conseguido dialogar sobre as questões das sementes e biodiversidade dos agroecossistemas, gestão e funcionamento dos bancos de sementes comunitários e individuais.

“As mulheres se destacam pela capacidade produtiva, com seus quintais agroecológicos, participação efetiva na gestão de banco de sementes e mais propriamente como guardiãs de sementes”, disse Sara Rufino, assessora técnica da CMN.

Em um segundo momento, as agricultoras apresentaram as sementes e mudas que trouxeram das suas regiões, o que demonstrou uma variedade de produção das nativas. Ao final da oficina, as mulheres fizeram trocas de sementes e mudas, contribuindo para uma maior propagação das sementes.  Todas voltaram às suas comunidades renovadas com novas variedades de material vegetal, enriquecendo suas comunidades e bancos de sementes.  

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish