40 anos de muitas Lutas e Conquistas

40 anos de muitas  Lutas e Conquistas

Falar dos 40 anos de Casa da Mulher do Nordeste é falar da história do movimento feminista em Pernambuco. Nossa história vem de longe! Das lutas de mulheres de vários espaços, que se organizam no Ação Mulher no final dos anos 1970, articulação política em Pernambuco.

A Casa da Mulher do Nordeste marca um importante espaço na construção do Feminismo Popular, trazendo para centralidade a autonomia econômica das mulheres e a necessidade de relacionar gênero e classe.

São muitas contribuições que as experiências da Casa da Mulher do Nordeste, trazem para as práticas feministas em Pernambuco e especialmente no Nordeste. Questionamos o modelo econômico capitalista e a centralidade da economia feminista e agroecologia, a partir das experiências e conhecimentos das mulheres rurais e urbanas. Afirmamos a importância dos quintais produtivos como espaços das mulheres para a autonomia econômica e política , a segurança alimentar e fortalecimento da agrobiodiversidade.

Nos desafiamos a enfrentar o racismo e articular a dimensão de raça articulada as dimensões de gênero e classe como estruturantes das desigualdades sociais, presentes na nossa metodologia, nas práticas e ações em redes com mulheres negras, nos fortalecendo como organização feminista anti-racista.

Os sentimentos são muitos e diversos! Orgulho de fazer parte dessa construção e dessa história. Alegria de celebrar nossa Existência. Resistência para continuar nossa caminhada e Esperanças de ampliar nossa força coletiva com as juventudes.

 Sigamos juntas !

Que venham mais 40 anos !

Graciete Santos

Diretora Geral da Casa da Mulher do Nordeste

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish