Feministas na Região Metropolitana do Recife organizam live em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres

Feministas na Região Metropolitana do Recife organizam live em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres

Evento acontecerá no dia 8 sob o lema central “Feministas pela vida, contra o governo da morte! Fora Bolsonaro e Mourão”

Hoje (08), mulheres da Região Metropolitana do Recife farão uma live das 19h às 21h para celebrar o Dia Internacional de Luta das Mulheres, 08 de Março através do Youtube e do Facebook. Diferente dos anos anteriores, cujas atividades aconteceram nas ruas, com milhares de pessoas dando o recado político e trazendo suas reivindicações, dessa vez, diante do cenário de pandemia que o mundo está passando e cuja situação tem se agravado no Brasil, o foco vai ser o ambiente virtual.
Realizar o ato virtual em meio a esse cenário de aprofundamento das desigualdades é um dos desafios. “Gostaríamos muito de poder estar ocupando as ruas como em todos os anos, mas pela ação deliberada genocída dos governos, precisamos nos cuidar e denunciar coletivamente a negação aos nossos direitos básicos pela vida de todas as mulheres. Estamos morrendo pelo aumento da violência, pela fome, por nos faltar o mínimo, não deixaremos de denunciar e lutar. Buscamos uma forma de seguir em luta, cuidando das nossas vidas.”, disse Luisa Lins, militante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e do Fórum de Mulheres de Pernambuco.
A partir do eixo central “Feministas pela vida, contra o governo da morte! Fora Bolsonaro e Mourão”, o evento terá momentos de arte, de poesia, música e de manifesto e demarcação do posicionamento político. A live faz parte de uma construção coletiva de mulheres de diversos espaços, de coletivos, movimentos, organizações, partidos, sindicatos e que vêm se reunindo desde janeiro. Além do lema central, há eixos temáticos, que foram fruto de muitos debates. São eles: “Abaixo à Violência contra as Mulheres Cis, Negras, Travestis, Trans, LBTQIA+, Indígenas e Mulheres com Deficiência”; “Gravidez Forçada é Tortura, Legalização do Aborto já”; “Pela Saúde Integral das Mulheres, em Defesa do SUS, Vacina para Todas e Todes!”; “Para enfrentar a fome e a pobreza, queremos emprego, renda básica e moradia já!”; “Pelos Direitos do Povo Negro, Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos e da População Trans”; “Mulheres negras livres: basta de encarceramento!”; “Em defesa da vida das crianças e das mães negras: justiça por Miguel!” e, por fim, “Abaixo à Violência Racista contra a População Negra!”.
São eixos que trazem a dimensão de como os problemas têm se manifestado de forma concreta na vida das mulheres e que tem aprofundado as desigualdades de gênero, pois são as mulheres que têm sofrido as consequências da pandemia. Em pesquisa feita pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao ano de 2020, 99,5% dos empregos formais perdidos em Pernambuco foram de mulheres, o que evidencia as desigualdades de gênero no estado. Segundo notícia do jornal O Globo publicada no dia 21 de fevereiro, 19% das 5 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 até então no Brasil eram negras. Levando-se em consideração que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população brasileira é negra, esse percentual de vacinação evidencia a desigualdade racial no aspecto da imunização. A partir de domingo (07) as mulheres também realizam intervenções políticas e culturais em comunidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão e Igarassu.

Serviço:
O que: Live-ato virtual – 8 de Março – Feministas pela vida, contra o governo da morte! Fora Bolsonaro e Mourão
Quando: segunda-feira (08) das 19h às 21h
Onde: canais do 8M Recife https://www.youtube.com/channel/UC9GsQ4MAJ97_NzwK0Qor9Xw?sub_confirmation=1 e https://www.facebook.com/8mrecife
Informações: https://linktr.ee/8mrecife

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish