Casa realiza assessoria em elaboração de projetos para sete associações da Rede Pajeú de Agroecologia

Casa realiza assessoria em elaboração de projetos para sete associações da Rede Pajeú de Agroecologia

Sete associações que fazem parte da Rede Pajeú de Agroecologia têm recebido da Casa da Mulher do Nordeste assessoria para a elaboração de projetos. O intuito é fortalecer os grupos a escreverem seus projetos e tornar os sonhos em realidade, com a oportunidade de apresentar propostas no Edital Caatinga – 35º edital PPP-ECOS Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais, do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

Para a integrante Cristiane Bezerra, da Associação das mulheres do Bom Sucesso, do município da Ingazeira, os encontros estão sendo positivos. “As oficinas estão sendo muito importantes para o nosso crescimento como associação, está sendo muito valioso pra gente em relação a conhecimento e aprendizagem”.

São associações de agricultoras/res familiares, mulheres, jovens e quilombolas que tem contado com o suporte técnico, no âmbito da escrita e futuramente, gestão e desenvolvimento dos projetos Ecossociais, com as temáticas: água e biodiversidade; criação animal; agroextrativismo (produção, beneficiamento e comercialização); Artesanato; mulheres e jovens; gestão territorial e incidência política. A fim de promover um território resiliente e que gere desenvolvimento sustentável e conservação ambiental.

“Foi um desafio pra gente que nunca escreveu um projeto. Cada etapa é um desafio, e com Sara vemos o trabalho que é escrever um projeto. Esperamos ser contempladas no edital para construir nossos sonhos. Desde 2019 estamos nessa evolução, e é uma nova experiência. A associação de fortuna só tem a agradecer ao trabalho da Casa, e estamos nas ultimas etapas para concluir o projeto”, disse Joselma de Vasconcelos, da Associação Comunitária Rural de Fortuna, São José do Egito.

A Casa da Mulher do Nordeste é parceira do ISPN e está na execução do projeto estratégico. A iniciativa é do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no âmbito do Projeto Operacional do Small Grants Programme no Brasil, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial – GEF.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish