Mulheres guardiãs das sementes nativas participam de formação

Mulheres guardiãs das sementes nativas participam de formação

Em janeiro, mulheres guardiãs das sementes nativas do Sertão do Pajeú participaram da 1ª formação em Afogados da Ingazeira, sobre Identificação e caracterização das principais sementes nativas e de produção de alimentos dos seus territórios.

Cerca de 24 mulheres de diversos municípios se reuniram em dois dias para discutir sobre Identificação e caracterização das principais sementes nativas e de produção de alimentos dos seus territórios para uso de reflorestamento, catação/coleta, gestão, uso e comercialização das sementes. Além de dialogar sobre o protagonismo das mulheres. Durante a oficina que contou com depoimentos das experiências das mulheres em seus agroecossistemas e comunidade foi abordado transversalmente, temas relacionados ao feminismo, agroecologia, gênero, raça e etnia.

Para Sara Rufino, assessora da Casa da Mulher do Nordeste a formação possibilita um diálogo sobre como tem se desenvolvido os bancos de sementes nas comunidades, as questões ambientais e ações prepositivas sobre as dificuldades e troca das sementes. A ação é uma iniciativa do Projeto “Mulheres Guardiãs das Sementes Nativas no Sertão de Pernambuco”, realizado pela Casa da Mulher do Nordeste, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

PortugueseEnglishGermanSpanish