Pajeú em situação de emergência por causa das chuvas

Pajeú em situação de emergência por causa das chuvas

As fortes chuvas em várias áreas do Pajeú deixaram cidades em estado de alerta nesta manhã (25), fazendo com que milhares de famílias fossem afetadas pela Barragem que rompeu na zona rural.  Na cidade de Afogados da Ingazeira, a situação é preocupante. A população está se mobilizando para arrecadar doações para ajudar as famílias desabrigadas, que perderam suas casas.

A CMN, que assessora diversas mulheres na região, também se solidariza e pede o apoio de toda região para ajudar com doações  de shampoo, sabonete, creme dental, toalha de banho, escova de dente (higiene pessoal), papel higiênico, material de limpeza, roupas, peças íntimas (calcinha, cuecas) para adultos e crianças, verduras e legumes, produtos descartáveis, copo, colher, prato, guardanapo, colchões e roupas de cama. As famílias desabrigadas, cerca de 50 famílias, estão concentradas no Centro Esportivo, na Escola Padre Carlos e na ONG Bem Virá. Os pontos de arrecadação é no PETI – Escola Padre Carlos Igreja São Sebastião.

Para quem não está na cidade e quer ajudar as famílias, pode fazer a doação para conta bancária divulgada pela Defesa Civil: Banco do Brasil. Agência: 05700-3 | Conta Poupança: 8674-6 | Operação: 051, da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Remédios. Telefone da Defesa Civil: (87) 9.9629.5758. É urgente. Precisamos de você e de ações de solidariedade, faça sua doação!

Além de Afogados da Ingazeira, os alagamentos chegaram também em Carnaíba, Iguaracy, Flores e Ingazeira. O Rio Pajeú tem grande cheia em cidades como Serra Talhada.  De acordo com informações do Colunista Nill Júnior, de Afogados da Ingazeira, moradores mais antigos relatam que a última cheia com essas proporções aconteceu há 60 anos, em 1960, quanto não havia a Barragem de Brotas.  Já na zona rural, estão ilhadas as comunidades de Carapuça, Barro da carapuça, Santo Antônio, Brejo, Opa, Minador, São Domingos, Espanha, Leitão, Umbuzeiro, Serrote Verde, Travessão, Pereiros, Encruzilhada e região de Serra branca e do Caroá.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.