Experiência de Agricultura Urbana em Passarinho recebe selo de certificação da Fundação Banco do Brasil

Experiência de Agricultura Urbana em Passarinho recebe selo de certificação da Fundação Banco do Brasil
 Mocinha, moradora de Passarinho, falando de sua experiência com agricultura urbana na Ocupação Carolina de Jesus

A tecnologia social da Agricultura urbana agroecológica para a auto-organização das mulheres negras e periféricas é um instrumento pedagógico de organização da população das cidades de baixa renda para promover a autonomia na produção agroecológica de alimentos, a construção de novas relações de produção e consumo baseadas na economia solidária e no resgate as práticas de cultivo ancestrais do povo negro. Neste sentido, a Casa da Mulher do Nordeste têm realizado ações no fortalecimento das mulheres periféricas com a agricultura urbana, e em especial na comunidade de Passarinho, Zona Norte do Recife. Essa experiência foi reconhecida com um selo de certificação pela qualidade do trabalho social que desenvolve para a transformação social.

A ação possui uma carga horária de 172 horas de atividades educativas através de oficinas para formação política, aulas práticas para os temas relativos à agricultura agroecológica urbana, e intercâmbios para trocas de conhecimentos, vivências coletivas e mutirões. Para a Casa da Mulher do Nordeste, essa iniciativa é um reconhecimento do trabalho desenvolvido para fortalecer a organização social e econômica das mulheres, através da promoção da agricultura urbana baseada na agroecologia e feminismo.

O principal objetivo da certificação da Tecnologia Social é reconhecer a variedade e a qualidade do trabalho social desenvolvido por inúmeras organizações brasileiras e que utilizam tecnologias para inclusão social como ferramenta de transformação.

Para saber mais, confira a certificação do projeto no Banco de Tecnologias Sociais da FBB: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/mulheres-e-agricultura-urbana-fortalecendo-redes

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.